Ícone do site Fala Vertão !!!

Eles chegaram. Galaxy S8 e S8 Plus, confira as novidades e especificações

Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus

Eles chegaram. Galaxy S8 e Galaxy S8 Edge. Não, Plus… olha que nome original. (rs)

Na verdade a Samsung retirou o nome edge da linha porque não fazia mais sentido pois o S8 e S8+ não possuem mais a versão flat. Ambos vem com a tela curvada e o que “morreu” na verdade foi a versão flat.

Não sei se foi uma boa decisão da Samsung. Todas as fabricantes fazem as pesquisas, mas eu tenho escutado muitas pessoas que gostam da versão flat porque na versão edge é normal ocorrer toques involuntários quando se utiliza apenas com uma mão devido às bordas curvadas. E pelo histórico de ser uma tela mais sensível à quebra quando cai.

Esperamos que a tela do Galaxy S8 e Galaxy S8+ sejam mais resistentes pois eles vem como o novo Gorilla Glass 5. O S8 Plus terá 6,2 polegadas e o S8 normal terá 5,8 polegadas de tela.
Ou seja, o S8 normal acaba tendo uma tela maior que o Galaxy S7 Edge com o mesmo tamanho porém com mais tela.

A Samsung conseguiu isso reduzindo as bordas superiores e inferiores  colocando mais tela na parte frontal. Ainda não chega a ser um Mi Mix que tem quase toda a parte frontal com tela mas eles melhoraram significativamente o tamanho de tela.

Contudo precisaram abrir mão de algumas coisas. O botão home que era físico na parte da frente sumiu e passou a ser virtual. E como ele também era um sensor de digitais,  passou para a parte de trás do smartphone.

Sensor de digitais esta passou para a parte de trás na nova geração

Ficou um pouco estranho, porque foi colocado ao lado da câmera. Fazendo um teste com meu Galaxy S7 Edge fica um pouco difícil de alcançar, principalmente para mulheres que tem uma mão menor.

Até entendo a Samsung não ter colocado atrás, onde as demais fabricantes colocam, justamente para não perder a identidade e porque iria ficar de fato bem feio. Poderia ser uma opção colocar nas laterais como em alguns aparelhos da Sony. Poderia ser uma opção, mas provavelmente isso pode envolver patentes.

Como foi reduzida a parte debaixo os botões que eram físicos nos aparelhos da Samsung passam a ser virtuais. Estarão dentro do sistema operacional, na TouchWiz e um diferencial será o botão home que terá um “botão invisível” na sua área que funciona com pressionamento por pressão, similar ao force touch do Iphone. Essa ação não tem nos outros botões como o voltar e menu.

Já referente à bateria, a Samsung precisou se pronunciar que ela aprendeu com os erros do Galaxy Note 7 que explodia e que aprenderam com o erro para melhorarem os processos de qualidade e rigidez sobre a bateria.

O assistente virtual, Bixby

Outra novidade em funcionalidade que a Samsung trouxe, é o Bixby que é como se fosse a Siri do Iphone, O Google Now do Android, ou a Cortana do Windows.
É um assistente virtual um pouco diferente, ela poderá se conectar também com devices, funcionando também como uma assistente do Google que poderá comandar aparelhos da sua casa, como geladeira, televisão, a luz, etc.

Pelo fato da Samsung fabricar vários devices, desde geladeira à microondas, acredito que esta integração tem tudo para dar certo. Porém ressalto que esta é uma função apenas disponível para os idiomas coreano e inglês no momento.

Dex, seu smartphone vira um computador

A outra funcionalidade apresentada é o DEX, que te dará a possibilidade de colocar o seu Galaxy S8 em uma dock e ele irá se conectar com teclado, monitor e mouse e funcionar como um computador. Inclusive, com um sistema operacional diferente.

Não ficou muito claro se vai rolar uma parceria com a Microsoft mas na apresentação ele foi mostrado utilizando os programas do office. O DEX é legal, é interessante para você ver mas ainda não consigo ver uma aplicação prática para ele.

Fico imaginando a questão de mobilidade. O quão ele é mais prático que um notebook, pois eu teria que levar o teclado, mouse, monitor e a própria dock. Então ainda não vejo uma aplicação prática. Como eu disse, é interessante para você ver esta integração, mas não creio que é uma aplicação prática para o dia a dia.

Especificações do Samsung Galaxy S8 e S8+

Não sabemos se virá para o Brasil todas as opções acima, teremos que esperar o lançamento aqui no Brasil.

Sobre o evento

Neste evento posso citar coisas positivas e algumas negativas que não gostei. Mas como prós posso citar a questão da Samsung trazer uma área de tela maior para proporcionar um melhor uso em multi-tarefa para o usuário e o design que ficou mais bonito.

Na questão negativa, o evento foi pobre em informação, pelo menos para quem acompanhou ao vivo faltou muita especificação técnica do produto. Não sei se as pessoas presentes receberam release escrito mas para quem estava acompanhando faltou especificação.

Isso me faz pensar que a Samsung fez propositalmente para seguir uma linha mais Apple, ou seja, de não se comparar com as outras fabricantes. Eles não colocaram nenhum tipo de benchmark na tela, não colocaram especificações, não falaram quanto vem de memória RAM, qual o processador.

Algumas coisas até são compreensíveis, como o processador Snapdragon que será vendido somente no Brasil e o evento era Global. Mas o restante das especificações que são globais não foram faladas.Dá a entender que a postura da Samsung é não querer mais se comparar com as demais fabricantes, colocando-a como se estivesse acima das demais. E privilegiando mais questões como funcionalidades do que especificação.

Eu espero colocar as mãos no Galaxy S8 para poder testar. Claro que eu tenho a curiosidade mas ainda não vejo que se eu fosse comprar seria um upgrade viável. Não sabemos ainda o valor, a Samsung não revelou mas não vejo que seria um valor que eu pagaria a mais para trocar o Galaxy S7 Edge pelo Galaxy S8.

Um fator positivo é que com o lançamento do Galaxy S8 no Brasil provavelmente o S7 e S7 Edge caiam de valor tornando-se opções mais atraentes. Inclusive são celulares muito bons.

 

Sair da versão mobile